O que é o SIELE?
SIELE significa Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola. É um exame oficial e internacional que certifica o seu conhecimento do espanhol.
O exame é promovido e desenvolvido pelo Instituto Cervantes e por três universidades altamente reconhecidas no mundo de língua espanhola: a Universidade Nacional Autônoma do México, a Universidade de Salamanca na Espanha e a Universidade de Buenos Aires na Argentina.
Isso garante padrões de qualidade e boas práticas no desenvolvimento do teste, bem como o uso de várias variações linguísticas do mundo de língua espanhola.
Para que serve o SIELE?
Obter essa certificação permite que você demonstre sua capacidade de falar, escrever e compreender espanhol em diferentes situações. As pessoas que geralmente fazem esse exame são aquelas que precisam certificar sua proficiência em espanhol por diversas razões, tais como:
Intercâmbio Universitário: Indivíduos que planejam participar de um programa de intercâmbio em uma universidade de língua espanhola. Por exemplo, estudantes que conquistaram bolsas de estudo para estudar um semestre no Chile, Espanha, etc. A entidade financiadora ou a universidade anfitriã frequentemente exige um certificado de espanhol, geralmente nos níveis B2 ou C1, que são níveis avançados.
Matrícula Universitária: Muitas universidades de língua espanhola exigem um certificado internacional de espanhol no momento da matrícula. Os níveis que costumam ser exigidos são B2 ou C1, dependendo da universidade. Por exemplo, muitos brasileiros que desejam estudar medicina na Argentina precisam apresentar um certificado ao se matricularem.
Validação de Diploma: Para validar um diploma universitário em países de língua espanhola.
Proficiência em Língua Estrangeira em Concursos Públicos: Para demonstrar proficiência em língua estrangeira em concursos públicos.
Aprimoramento Profissional: Para valorizar seu currículo e aumentar suas chances de conseguir um emprego.
Por que você precisa fazer o SIELE? Compartilhe nos comentários! Estou realmente interessado em ouvir de você.
Níveis
Até agora dissemos que o SIELE é um exame internacional, criado por instituições reconhecidas, que serve para certificar sua proficiência na língua espanhola.
Especificamente, o SIELE certifica quatro habilidades:
Compreensão de Leitura: Sua capacidade de ler e entender textos em espanhol.
Compreensão Auditiva: Sua capacidade de entender o espanhol falado.
Produção Escrita: Sua capacidade de escrever textos em espanhol.
Produção Oral: Sua habilidade de falar efetivamente em espanhol.
E como ele certifica essas habilidades?
O SIELE é um único exame de vários níveis feito por todos os candidatos, sejam eles iniciantes ou avançados. Com base no desempenho nas tarefas do exame, você será colocado em um nível de espanhol de acordo com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.
O que é o Quadro Europeu Comum?
O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CECR, em resumo) é um documento desenvolvido pelo Conselho da Europa que propõe uma padronização dos níveis de compreensão e expressão oral e escrita em idiomas. Este framework visa ser um padrão internacional para medir a proficiência linguística em falantes estrangeiros. Os níveis são A1, A2 (iniciante), B1, B2 (intermediário), C1 e C2 (avançado).
Portanto, se dissermos que um estudante de espanhol (ou de qualquer idioma, conforme este framework sugere padronização para todos os idiomas) possui um nível B2, sabemos que esse estudante é capaz, por exemplo, de ler textos acadêmicos nesse idioma e frequentar aulas em uma universidade de língua espanhola. Se, por outro lado, dissermos que eles têm um nível A2, sabemos que podem participar de conversas informais sobre tópicos cotidianos, mas não serão capazes de sustentar, por exemplo, uma discussão sobre economia com argumentos complexos.
O SIELE só avalia entre os níveis A1 a C1, o C2 não é considerado no exame.
Como é o exame SIELE?
O exame é feito no computador. É totalmente online. Você pode fazê-lo em um centro SIELE credenciado, e nesse caso, você irá até o centro no dia do exame e realizará o teste em um computador fornecido lá. Você também pode fazê-lo em casa com seu próprio computador; nesse caso, você estará realizando o SIELE remoto.
O teste é conduzido em uma plataforma especialmente criada para o SIELE, e você não interagirá com uma pessoa em nenhum momento. Isso é interessante para aqueles que são muito tímidos ou ficam muito nervosos durante exames orais, quando precisam falar com outra pessoa. Aqui, é apenas você e o computador, mais ninguém.
Estrutura do exame SIELE
O SIELE Global, que é a versão completa do SIELE, consiste em 4 provas: a prova de Compreensão de Leitura, a prova de Compreensão Auditiva, a prova de Expressão e Interação Escritas, e a prova de Expressão e Interação Orais. Cada uma dessas provas tem uma pontuação máxima de 250 pontos.
Na prova de Compreensão de Leitura, você irá ler diferentes tipos de textos com graus variados de complexidade (desde e-mails informais até textos jornalísticos e acadêmicos) e responderá a perguntas fechadas, no estilo de múltipla escolha (onde são fornecidas opções, e você deve escolher a resposta correta), sobre o conteúdo dos textos. O tempo máximo para realizar esta prova é de 60 minutos, e ela é corrigida automaticamente.
Na Compreensão Auditiva, você ouvirá áudios com diálogos, monólogos e conferências, e responderá a perguntas, novamente, perguntas fechadas (escolhendo a opção correta) sobre o conteúdo dos áudios. O tempo máximo para realizar esta prova é de 55 minutos. Esta prova também é corrigida automaticamente.
Na prova de Expressão e Interação Escritas, você escreverá dois textos. O primeiro é mais simples e curto, respondendo a um estímulo. O segundo é mais longo e desafiador, como escrever um artigo de opinião ou uma carta ao editor de um jornal. O tempo máximo para completar esta prova é de 50 minutos. O conteúdo desta prova é gravado e avaliado posteriormente por avaliadores especializados do SIELE.
Na prova de Expressão e Interação Orais, você falará e gravará áudios respondendo às perguntas. O tempo máximo para completar esta prova é de 15 minutos, com um valor total de 250 pontos. O conteúdo desta prova é gravado e avaliado posteriormente por avaliadores especializados do SIELE.
Cada uma das provas tem várias tarefas. A prova de Compreensão Auditiva tem 6 tarefas; a prova de Compreensão de Leitura tem 5 tarefas; a prova Oral tem 5 tarefas também, e a prova Escrita tem 2 tarefas.
As tarefas aumentam progressivamente em dificuldade em cada prova, pois avaliam diferentes níveis.
Por exemplo, a Tarefa 1 da prova Oral é direta, onde você precisa responder a 4 perguntas pessoais, como qual é a sua nacionalidade, como você prepara sua refeição favorita, quais são seus planos para as próximas férias, apenas para dar um exemplo. Mas na Tarefa 4 desta prova, você pode se deparar com um texto sobre uma questão ambiental, sobre o qual precisa fornecer uma opinião bem elaborada respondendo a uma série de perguntas.
Cada tarefa é mais desafiadora que a anterior, porque cada tarefa é projetada para diferentes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Portanto, para realizar a Tarefa 1 da prova Oral, é necessário ter pelo menos um nível A1, e para responder adequadamente, A2. Já para responder à Tarefa 4 de forma adequada, é necessário ter um nível B2 (ou seja, avançado).
Modalidades do SIELE
Uma característica interessante do SIELE é que não é necessário realizar todas as quatro provas. Você pode escolher quais habilidades certificar em espanhol, dependendo de suas necessidades, ou seja, o que a instituição que exige o certificado demanda. Além do SIELE Global, que é a modalidade de exame em que você realiza todas as 4 provas e dura aproximadamente 3 horas, o SIELE possui outras cinco modalidades, e o preço do exame também varia de acordo com a modalidade.
Temos:
- Modalidade S1, que consiste apenas nas provas de compreensão de leitura e compreensão auditiva.
- Modalidade S2 avalia compreensão de leitura e expressão e interação escritas.
- Modalidade S3 inclui a prova de compreensão auditiva e expressão e interação orais.
- Modalidade S4 avalia exclusivamente a expressão oral. Este é um exame muito rápido, com duração entre 15 e 20 minutos, sendo ideal para aqueles que precisam apenas certificar suas habilidades de fala, produção oral.
- Por fim, temos a Modalidade S5, que consiste na prova de expressão e interação escritas e na prova de expressão e interação orais, abrangendo toda a parte de produção linguística.
Quando e onde você pode fazer o exame SIELE?
Talvez a característica mais notável do SIELE seja que não há datas fixas para o exame, ao contrário do DELE ou CELU, que têm datas específicas ao longo do ano, dias designados para fazer o teste. Com o SIELE, é diferente.
Cada centro de exame SIELE publica suas próprias datas de exame, oferecendo várias opções para quando e onde fazer o exame SIELE para certificar seu espanhol. Além disso, se você não mora perto de um centro de exame, não há problema. Você pode adquirir o exame remoto para fazer em casa. Ao comprar o exame, eles fornecerão instruções para baixar um navegador especial no seu computador para realizar o SIELE.
As opções de datas e horários para o exame são extensas. É provável que, se você acessar a plataforma SIELE agora, encontrará um exame disponível para a próxima semana.
Quando recibirei meu certificado?
Os resultados do seu exame SIELE estarão disponíveis dentro de um período máximo de 3 semanas, frequentemente até mais cedo. Isso é extremamente rápido em comparação com outros exames como o DELE, cujos resultados são divulgados em um prazo máximo de 3 meses.
Assim que os resultados do exame forem divulgados, você poderá baixar o certificado diretamente do site oficial do SIELE. Ao adquirir o exame, será necessário criar uma conta de usuário no site do SIELE. Lá mesmo, na sua janela de usuário, o certificado estará disponível para download assim que seus resultados estiverem prontos.
Qual é a validade do certificado SIELE?
O certificado de espanhol SIELE é válido por 5 anos. Em outras palavras, após esses 5 anos, você não poderá continuar utilizando o mesmo certificado para comprovar sua proficiência em espanhol em instituições. Será necessário refazer o exame para certificar novamente o seu espanhol.
Como se preparar para este exame?
Alcance o nível de espanhol necessário
A primeira coisa que você precisa saber é qual nível precisa atingir no SIELE, qual nível a instituição que exige o certificado está solicitando. Se não especificarem um nível específico, pense no nível que pessoalmente deseja alcançar no SIELE.
Se você não possui atualmente esse nível de espanhol, precisará se concentrar primeiro em estudar espanhol para atingir esse patamar. Por exemplo, se precisar alcançar o nível B2 e não souber nada de espanhol, não faz sentido começar a praticar, por exemplo, a tarefa 2 do teste escrito, onde você precisa escrever um artigo de opinião ou uma carta a um jornal sobre um tópico abstrato e complexo, porque você não terá as estruturas linguísticas ou vocabulário necessários para isso. Se esta for a sua situação, você precisará primeiro concentrar seus esforços em aprender espanhol, construir seu vocabulário e dominar as estruturas gramaticais necessárias para a comunicação.
Pratique com modelos de exames SIELE
Se você já possui aproximadamente o nível de espanhol que precisa alcançar no SIELE, o próximo passo é trabalhar no aprendizado de estratégias específicas para cada uma das provas. Isso é alcançado ao entender completamente a estrutura de cada teste, conhecer as tarefas, compreender os tempos de resposta e estar ciente dos critérios utilizados pelos avaliadores para avaliar sua produção oral e escrita.
Para fazer isso, você precisa praticar com modelos de exames SIELE — testes práticos. Pratique resolvendo as tarefas considerando o tempo máximo para cada tarefa e cada teste.
Isso é crucial porque o SIELE é um exame com restrições de tempo rigorosas. Por exemplo, no teste oral, você gravará suas respostas em formato de áudio, e o gravador é ativado automaticamente para cada tarefa. Se você não estiver familiarizado com os tempos de ativação e o tempo que tem para falar, pode não se sair bem no teste. Você pode deixar tarefas sem resposta ou incompletas simplesmente porque não compreende o funcionamento técnico do teste.
Para praticar para o SIELE, existem livros que você pode adquirir com modelos para cada uma das provas. Por exemplo, as editoras Edinumen e Edelsa têm livros muito bons para se preparar para o SIELE.
Treine a prova oral do SIELE com meu livro:
"SIELE: Preparar la prueba oral"
O livro contém:
- 10 modelos da prova oral do SIELE + os respectivos áudios, com o mesmo formato de tarefas da prova real para você treinar com diversos temas que podem cair na prova.
- Uma apresentação geral do exame SIELE.
- Um modelo 0 comentado, no qual eu te explico passo a passo em que consiste cada uma das tarefas da prova oral, o que se espera que o candidato faça em cada uma delas e te dou um exemplo de como responder (com áudios para você escutar as respostas).
Está procurando uma professora que te ajude com o SIELE?
Prazer! Eu sou a Anabella, sou argentina e sou professora de Letras-espanhol, examinadora oficial dos exames DELE e preparadora certificada do SIELE.
Saiba tudo sobre as minhas aulas de preparação para o SIELE fazendo clique no botão aqui embaixo: